terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Uefs e Prefeitura de Amélia Rodrigues assinam acordo cooperação




Com o objetivo de desenvolver ações de pesquisa, ensino e extensão na Estação Experimental Rio Seco, a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e a Prefeitura Municipal de Amélia Rodrigues assinaram Termo de Acordo de Cooperação Técnica nessa quinta-feira (3). A solenidade contou com a presença do reitor Evandro do Nascimento Silva e do prefeito Antonio Carlos Paim Cardoso.

A Estação Experimental Rio Seco, localizada às margens da BR-324, pertencia à extinta Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA). Transferida para a Uefs em regime de cessão de uso pela Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SRD), desde 2012 já vinha sendo utilizada em atividades vinculadas ao curso de Graduação em Agronomia.




O Acordo de Cooperação Técnica permitirá a participação do município na manutenção da Estação Experimental. Serão disponibilizados recursos humanos necessários à vigilância patrimonial, serviços de campo e gerais, manutenção de equipamentos agrícolas e disponibilização do transporte escolar do município.

Em contrapartida, a Uefs implementará ações de ensino, pesquisa e extensão, nas áreas de Agroecologia e Agricultura Familiar, que deverão ser disseminados para os agricultores do município, através de projetos desenvolvidos junto às associações de agricultores. Essas ações serão coordenadas pelo Núcleo de Estudos em Agroecologia (Nea-Trilhas) e Comunidades Aprendentes do Curso de Agronomia, componente de pesquisa-ação realizada pelos estudantes matriculados no 7º, 8º e 9º semestres.

Estiveram presentes, também, na solenidade de assinatura do Acordo, a vice-reitora da Uefs, Norma Lúcia Almeida, a coordenadora e o vice-coordenador do Colegiado do Curso de Agronomia, respectivamente Marilza Neves do Nascimento e Lenaldo Muniz, as professoras Marina Castro e Ana Cristina Cardoso, a primeira-dama de Amélia Rodrigues, Crhistina Paim, o secretário de Agricultura de Amélia Rodrigues, Davi Grilo, e o técnico em Saneamento, Newlton dos Reis Silva Neta.