quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Grupo da Terceira Idade faz visita ao projeto Tamar




Um momento especial foi oferecido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, aos idosos que frequentam o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.
O grupo visitou o Projeto Tamar, na Praia do Forte, nesta quarta-feira (16). O passeio contou com a participação de cerca de 30 idosos, que estiveram acompanhadas de assistentes sociais, técnica em enfermagem, educador físico e funcionários do CRAS.



O objetivo da ação foi oportunizar atividades de lazer, integração e descontração, resultando na socialização, valorização e realização pessoal, fortalecendo a autoestima das pessoas idosas e inserindo-as na sociedade.
Durante o passeio, as idosas tomaram um belo banho de mar,visitaram os tanques com as tartarugas e tiraram fotos. Todas encantadas com a beleza do local.  



Emanuela Pereira, secretária da SEDES, destacou que a atual gestão está preocupada com a inclusão social, bem como possibilitar melhores condições de vida ao idoso. “Temos desenvolvido vários projetos e programas destinados à convivência social, estímulo de habilidades e qualidade de vida do idoso em Amélia Rodrigues”. 
'Agradeço demais a preocupação e o cuidado da equipe com o nosso grupo. Desde o inicio da gestão, várias atividades já foram realizadas com o objetivo de nos proporcionar diversão e integração. Nosso carnaval, nossa quadrilha, nossos passeios. E que continue assim em 2016. Queremos mais passeios como esse, um lugar lindo, disse a Sra. Marluce Maria de Sales Silva, moradora do centro e participante do grupo da Terceira Idade.
Projeto Tamar
O Centro de Visitantes da Praia do Forte foi criado em 1982. Junto com a base de pesquisa, ocupa uma área total de dez mil metros quadrados, cedida pela Marinha do Brasil/Comando do IIº Distrito Naval, no entorno do farol Garcia D’Ávila. 
A biodiversidade, a beleza natural e a riqueza histórica e cultural desta região turística fazem do Centro de Visitantes um dos mais frequentados do Brasil, atendendo a cerca de 600 mil pessoas/ano, entre membros da comunidade, estudantes, pesquisadores e turistas brasileiros e estrangeiros.  
Entre tanques e aquários, são 600 mil litros de água salgada com exemplares da fauna marinha da região e de quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, em diferentes estágios do ciclo de vida. Tem multimídia, cinema, vídeo, aquários, tanques, exposição permanente de painéis fotográficos, loja e restaurante. Um espaço cultural recebe eventos com artistas nacionais, internacionais e locais. As informações estão distribuídas por todo o espaço, através de painéis em português e inglês.