Orçamento Participativo

Aconteceu na manhã deste domingo, dia 6 de junho de 2010 um marco para cidade de Amélia Rodrigues, com o Lançamento do Orçamento Participativo.

A Prefeitura Municipal assume o desafio e com muita coragem e determinação do Prefeito Toinho do PT, de co-responsabilizar a população nas discussões das ações que serão desenvolvidas pela gestão pública no ano de 2011.

A cidade foi dividida em 7 regiões que receberão a partir deste mês de julho até agosto, a comissão de execussão e organização do OP para que a população possa apresentar as demandas de cada região e assim poder eleger as prioridades do que será execultado.

Essa é uma oportunidade única que possibilitará a proximidade da Prefeitura com a População viabilizando realizações que o próprio povo elegerá como prioritárias.

O evento de lançamento do OP, teve além das presenças do Prefeito e secretariado, a participação de representantes do Governo do Estado, Vereadores, Representantes de Associações, Servidores e população em geral.
Agora, vamos juntos contruir a Amélia Rodrigues que todos nós queremos.









Primeira Reunião
Dia 15 de julho, quinta-feira, acontece a primeira rodada de reunião do Orçamento Participativo.
A primeira região é AREAL, que compreende as localidades Areal, Pinguela, Mata Velhar, Rua nova, São Roque, Ipiranga e Engenho Novo.
A raunião será no Centro Comunitário do Areal e terá a presença do Prefeito e de todo secretariado além da coorgenação do OP em Amélia Rodrigues.
Para cada 5 pessoas presente as localidades terão direito a 1 delegado, assim, as comunidades com maior número de pessoas representadas terão direito a mais delegados.


PRIMEIRA REUNIÃO DO OP

A intensa chuva que caiu na noite desta quinta-feira, 15, não impossibilitou a participação e o sucesso da primeira reunião do Orçamento Participativo no Centro Comunitário do Areal, que reubiu mais de 80 representantes das comunidades de Areal, Mata Velha, Pinguela, Rua Nova, Engenho Novo, Ipiranga e São Roque.

Estiveram presentes o Prefeito Toinho do PT, a Primeira Dama, D. Christina Cardoso, O Secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, Mário Augusto, a secretária de Saúde, Drª. Eliana Cardoso, o Secretário de Obras e Serviços Públicos e Coordenado do OP, Pedro Sobral, o Chefe de Gabinete e Coordenador do OP, Geraldinho, Gervasinho e Euber, também coordenadores do OP e funcionários e técnicos da prefeitura e o Vereador Alan Trindade.
O Prefeito e toda equipe apresentaram o cronograma de trabalho do OP que acontecerá em 7 regiões da cidade, coompreendendo todo o município e instruiram os presentes a respeito de orçamento público. Logo após, ouviram as demandas da população, as realidades enfrentadas por cada comunidadade representada, possibilitando a expressão livre do povo que nunca teve essa oportunidade de falar, de expor de forma clara e direta ao prefeito, suas necessidades e mais que isso, permitindo que essas demandas componham o planejamento de execussões da prefeitura.
Foram eleitos 13 delegados, sendo 2 da Mata-Velha e Pinguela, 3 do Engenho Novo, 3 do Ipiranga e São Roque e mais 4 do Areal.
A próxima reunião na Reuião Areal, está marcada para o dia 19 de agosto e das demandas que foram apresentadas serão eleitas pela população as prioridades de execussão em 2011 dentro da realidade orçamentária da prefeitura que será exposta na mesma reunião.

SEGUNDA REUNIÃO
Atenção!!! A próxima reunião será na REGIÃO DA SERRA, compreendendo as localidades: CAMUCURSO, VILA NOVA, SERRA e ORA BOLA. A reunião será quinta-feira dia 22 de julho às 19h. Local a confirmar!