quarta-feira, 1 de junho de 2011

Prefeitura de Amélia Rodrigues reforma serviços de saúde e implanta novo serviço



A população de Amélia Rodrigues estará em festa no dia 3 de junho. Neste dia ela vai passar a contar com exames de ultrassonografia, sem precisar mais se deslocar para outros municípios para realizar estes exames de média complexidade. Neste mesmo dia serão também inaugurados o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), a sede do programa Bolsa Família e a Escola do Sapé.
Alem disso, às 10h30, o prefeito Antônio Carlos Paim Cardoso assina ordem de serviço para reforma e manutenção de seis unidades de Saúde da Família (PSF), um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e o Centro de Referencia de Fisioterapia.

O aparelho de ultrassom, que vai funcionar no Hospital de Pequeno Porte Dr. Pedro Américo de Brito, foi adquirido pela prefeitura municipal através de convênio firmado com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Para a secretária municipal de Saúde, Eliana Cardoso, essa é uma antiga reivindicação da população que antes tinha que se deslocar para Feira de Santana ou Oliveira dos Campinhos (distrito de Santo Amaro), para realizar o exame. “Por enquanto, como o serviço ainda não está credenciado pelo Ministério da Saúde, funcionará com recursos municipais, atendendo os exames com marcação prévia”, explicou a secretária, acrescentando ainda que a unidade hospitalar terá a fachada reformada.

Ainda no dia 3, está programada uma gincana que tem por objetivo mobilizar todos profissionais de saúde, especialmente os agentes comunitários e os de combate as endemias, para o combate da dengue. De acordo com a secretária Eliana Cardoso, Amélia Rodrigues não faz parte do mapa de risco para a dengue, mas como é vizinha de Feira de Santana, todas as medidas de controle devem ser tomadas.

Reforma das unidades de saúde

As seis unidades de PSF, que serão totalmente reformadas, funcionam com equipes completas, contando com médico, enfermeiro e técnicos de enfermagem. Todas contam também com equipes de Saúde Bucal (ESB). Elas estão localizadas em Itapicuru A, Itapicuru B, Areal, Serra, Campo Alegre e São Bento do Inhatá, distrito que deu início ao município de Amélia Rodrigues, a partir de um mosteiro dos Padres Beneditinos.

“Estamos com a 7ª unidade PSF sendo construída no distrito de Mata de Aliança”, informa Eliana Cardoso, esclarecendo ainda que, na gestão anterior, esse distrito contava com uma unidade de PSF, mas foi fechado por determinação da Vigilância Sanitária; e como funcionava em uma casa tombada como patrimônio histórico, não podia passar por reforma. “A solução para não deixar a comunidade sem assistência, foi construir uma nova unidade”, complementou.

O CAPS, que é do tipo I, é um serviço de saúde aberto e comunitário do SUS, onde são tratadas pessoas que sofrem de transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e persistentes, alem de demais quadros que justifiquem a permanência diária. O Centro de Fisioterapia (CRF) funciona com duas fisioterapeutas, além de outros profissionais de suporte.