domingo, 21 de junho de 2015

Prefeitura intensifica trabalho de campo para combate do mosquito transmissor do Zica Vírus


A Secretaria de Saúde do Município vai promover nos dias 26 e 29 de junho, um fumacê para combater o mosquito transmissor do Zica Vírus. A ação, que está sendo realizada em todos os bairros, dessa vez, será no centro da cidade

Além do fumacê, a prefeitura está realizando ações de combate a doença, como seminários com técnicos da Secretaria Estadual de Saúde e trabalho de panfletagem para conscientização da população. 


A Secretária do município, Graça Passos,  pede as pessoas que apresentarem quadro compatível com a doença procurem o Serviço de Saúde ou a Vigilância Epidemiológica, da Secretaria, para diagnóstico e tratamento, pois a doença tem cura e dificilmente deixa sequela. É importante, saber, também, que não deve ser feita a automedicação. 

Zika vírus
O zika vírus foi isolado pela primeira vez em 1947 a partir de amostras em macacos Rhesus na floresta Zika, em Uganda. Ele é endêmico no leste e oeste africanos e, no continente americano, foi identificado na Ilha de Páscoa, território chileno, no início de 2014, segundo o ministério.

É uma doença viral que passa sozinha, em geral, após até sete dias. Ela se caracteriza por febre, dores musculares, manchas vermelhas no corpo, inchaço nas extremidades, e dor atrás dos olhos, que também podem ficar vermelhos. A transmissão se dá por meio da picada do mosquito Aedes Aegypti e há um período de incubação de cerca de quatro dias.

O tratamento é baseado no uso de paracetamol para febre e dor. Não há registros de óbitos causados pela doença. Também não há vacinas contra ela. As medidas de prevenção são semelhantes às da dengue e da chikungunya.