quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A respeito da reportagem postada pelo site Berimbau Notícias, em 09 de fevereiro do corrente ano, a Prefeitura Municipal de Amélia Rodrigues, através da sua Secretaria de Educação, vem esclarecer que:

A Creche Dulce Chaves da Silva, NÃO está sendo fechada, apenas está sendo transferida de local.

A referida Creche estava instalada num imóvel locado e o seu proprietário já havia há muito solicitado o cancelamento do contrato. Com o encerramento das matrículas 2015 e a transferência do Colégio Aloysio de Castro (Patronato), da esfera estadual, para a municipal, surgiu a solução: A Secretaria de Educação verificou que havia espaço ocioso neste colégio, dando, portanto, condições de se remanejar os alunos da Escola Arlete Magalhães para lá e, abrir espaço naquela escola para a transferência dos alunos da Creche Dulce Chaves.

É fato que os pais dos alunos da creche há muito se queixavam dos problemas estruturais do prédio anterior. Assim, por tratar-se de imóvel alugado, já vinham sendo avisados de que a solução seria mudar a creche de local.

Do início do mês de fevereiro até o dia 09, várias reuniões foram convocadas pela Secretaria de Educação com professores, funcionários da creche, representantes dos pais de alunos e até representantes da APLB. Em uma dessas reuniões inclusive, o prefeito Antonio Paim, estava presente.

Ao final de todo este processo, tudo ficou acertado e esclarecido, sendo garantido inclusive, transporte para estes alunos e a devida adequação do novo espaço para se adaptar à nova realidade de uma creche. Com esta solução encontrada, contrariando a manchete do site que fala sobre “desamparo”, os alunos, os docentes, os servidores, ganharam um espaço mais condigno e o município ainda ganhou em economia, deixando de pagar por locação de imóvel.

Como desfecho, somente lamentar e repudiar a inverídica matéria publicada por este Site, importante veículo de informação, que de forma açodada e parcial, passando por cima de todos os princípios éticos da lei de imprensa, publicou uma matéria pejorativa contra o Prefeito de Amélia Rodrigues, o Senhor Antonio Carlos Paim Cardoso, sem conhecer a verdade dos fatos, nem ouvir a versão oficial.

Não bastasse, com o objetivo claro de expor negativamente o novo prédio, ainda postou fotos do momento da faxina da escola e de algumas carteiras que estavam na parte externa e que seriam transportadas para o Colégio CEAC (Patronato).

O município de Amélia Rodrigues exige respeito. É referência nacional em Educação, sendo o 1º lugar por dois anos consecutivos (2010/2011), pelo índice FIRJAM, que mede o desenvolvimento da educação entre mais de 5 mil municípios no país. Esta gestão tem o mérito de ter reaberto mais de 5 escolas municipais que estavam fechadas e reativou a Escola Estadual do distrito de São Bento, que estava fechada há mais de 7 anos.

Foi esta gestão, quem adquiriu 13 ônibus novinhos para o transporte escolar, concedeu transporte gratuito para os alunos de cursos técnicos e universitários nas cidades de Feira de Santana e Santo Amaro, além de investir na formação dos servidores municipais, através dos cursos do Profuncionário.
Este governo não fecha escolas e já coloca em funcionamento ainda este mês a nova Creche do PROINFÂNCIA do FNDE, que é excelência em estrutura e atendimento, com capacidade para 120 alunos de 0 a 5 anos, em turno integral.

Como poderia um gestor deste, com tamanho compromisso com a educação fechar uma creche e desamparar alunos?

A Secretaria de Educação de Amélia Rodrigues e o Prefeito da cidade, o Senhor Antonio Carlos Paim Cardoso, atingidos em sua honra por uma matéria leviana e difamatória publicada pelo “Site Berimbau Notícias”, espera a reparação pública imediata, através da publicação da verdade dos fatos em espaço de igual tamanho, sob pena de acionamento jurídico na forma da lei.

Amélia Rodrigues, 12 de novembro de 2015
Moysés Lopes Brandão Neto
Secretário de Educação