terça-feira, 31 de agosto de 2010

CINE CLUBE TRARIPE

Nesta quinta-feira o CINE CLUBE TRARIPE exibe o filme nacional ABRIL DESPEDAÇADO, às 19h na Biblioteca Municipal Cloves Amorim com ENTRADA GRATUITA.

Abril 1910 - Na geografia desértica do sertão brasileiro, uma camisa manchada de sangue balança com o vento. Tonho (Rodrigo Santoro), filho do meio da família Breves, é impelido pelo pai (José Dumont) a vingar a morte do seu irmão mais velho, vítima de uma luta ancestral entre famílias pela posse da terra.
Se cumprir sua missão, Tonho sabe que sua vida ficará partida em dois: os 20 anos que ele já viveu, e o pouco tempo que lhe restará para viver. Ele será então perseguido por um membro da família rival, como dita o código da vingança da região. Angustiado pela perspectiva da morte e instigado pelo seu irmão menor, Pacu (Ravi Ramos Lacerda), Tonho começa a questionar a lógica da violência e da traição. É quando dois artistas de um pequeno circo itinerante cruzam o seu caminho...

VALE A PENA CONFERIR ESTA BELA PRODUÇÃO NACIONAL

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Hábitos Saudáveis de Vida

Visando promover a melhoria de vida da população através do incentivo à prática de atividade física, conscientizando-a da importância do exercício físico quanto aos aspectos preventivos e terapeuticos de doenças cardiovasculares, endócrinas e respiratórias e quanto aos resultados positivos para o desenvolvimento da capacidade congnitiva, das emoções e da espiritualidade, e através de uma política de promoção da saúde e da paz, que a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde lançou nesta sexta-feira, 27, o projeto DANT - Doenças e Agravos não Transmissíveis, que em nosso município foi intitulado: Projeto de Prática Corporal/Atividade Física e de prevenção de violência e promoção da cultura de paz com foco na estruturação de núcleos de prevenção de violência e promoção da saúde.


O Projeto foi lançado no 1° Seminário do Projeto DANT com o tema - Hábitos Saudáveis de Vida, com a presnça da equipe técnica da saúde, do Prefeito, Primeira Dama que é madrinha do projeto, secretários, convidados e população, que aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

CINE CLUBE TRARIPE

Nesta quinta-feira o Cine Clube Traripe exibe o belo filme SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS, na Biblioteca Municipal Cloves Amorim, às 19h com ENTRADA GRATUITA.


Em 1959 na Welton Academy, uma tradicional escola preparatória, um ex-aluno (Robin Williams) se torna o novo professor de literatura, mas logo seus métodos de incentivar os alunos a pensarem por si mesmos cria um choque com a ortodoxa direção do colégio, principalmente quando ele fala aos seus alunos sobre a "Sociedade dos Poetas Mortos".

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Festa de São Roque 2010


Este domingo o Prefeito Toinho do PT esteve em São Roque prestigiando o tradicional festejo que atrai pessoas de diveras localidades da região, além de turistas brasileiros e estrangeiros sinpatizantes da cultura afro-decendente que é tão marcante na festa.
Mas, o que mais atrai, certamente, são as águas do milagre de São Roque, que escorrem da pedra, onde os visitantes vão se banhar e encher como podem, vasilhames afim de levá-la consigo.

A prefeitura, atravéz do gabinete do prefeito, organizou juntamente com os moradores, a estrutura da festa com a limpeza, iluminação, ornamentação, segurança com a presença da Guarda Municipal e da PM que não registrou nenhum delito apesar do grande número de participantes.


A festa acontece durante todo o mês. Vamos juntos valorizar a cultura e tradições amelienses.







OP segunta etapa SERRA

No último sábado, 21, aconteceu a segunda reunião do OP na Região SERRA que compreende os bairros da Serra, Camucurso, Orabola e Vila Nova.
A reunião aconteceu na sede da Associação do bairro da Serra, já que a escola está sendo reformada e ampliada, aliás, uma das demandas que foram levantadas pelos moradores da Serra que já está sendo realizada.
Após a votação das demandas, o bairro de Orabola saiu na frente elegendo as primeiras colocações seguido do Camucurso.
A Próxima reunião acontecerá na Região CENTRO.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

FOLCLORE Valorização de nossa cultura

Nesta sexta-feira, dia 19 de agosto, aconteceu a Primeira Caminhada Folclórica do CRAS com a participação dos jovens do PROJovem, da Terceira Idade, CAPS e Alunos do Grupo Escolar Arlete Magalhães. No mesmo dia o Colégio Maria Teófila realizou uma comemoração folclórica.
Tudo com muito samba-de-roda, capoeira, comidas típicas, apresentações e muito mais, valorizando a cultura ameliense e de todo o nosso Pais.

OP segunda etapa

Nesta quinta-feira, 18, aconteceu a primeira reunião da segunda rodada do OP na Região AREAL, com uma expressiva participação onde os moradores das localidades de São Roque, Ipiranga, Engenho Novo, Areal, Mata velha e Pinguela, puderam votar quais as prioridades das demandas que foram levantadas na primeira reunião, afim de serem incluidas na LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2011, para que de fato, possa ser realizadas as obras nas localidades.
As comunidades de Engenho Novo, São Roque e Ipiranga, saíram na frente, elegendo nos primeiros lugares suas demandas, seguidas das demandas de Mata Velha e Pinguela, depois Areal.
A equipe do OP irá fazer o levantamento dos custos do que foi votado e no dia 19 de setembro irá acontecer o Forum de Delegados, onde os mais de 50 representantes das comunidades irão participar da consolidação da inserção das demandas na LOA 2011.

OBRAS











Já foram inciadas as obras de drenagem da bacia do Itapicuru.
Com a obra a graves situação de alagamento que acontece na localidade será eliminada, beneficiando os moradores que sofrem constantemente com os alagamentos em tempo de chuva.
Dentro de alguns dias acontece a licitação para reforma da Praça da Matriz e construção da Praça de Alimentação, mais uma importante obra na cidade. Serão R$300Mil em investimento neste empreendimento e R$250Mil no Itapucuru.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Qualificação Profissional


Buscando aprimorar a mão de obra local a Prefeitura Municipal vem inventindo em parcerias para trazer cursos que promovam a qualificação dos jovens amelienses.

Nesta semana a parceria PREFEITURA e DINÂMICA CURSOS trouxe a realização do curso de Auxiliar Administrativo, Promotor de Vendas e Atendente para mais de 300 inscritos, realizado no Salão Nobre da Prefeitura.
Mais outras parcerias estão contribuindo para o qualificação profissional dos amelienses a exmplo do curso de AltoCad e de Caldeireiro.

Ouvidoria Municipal


Um canal direto para que você possa ajudar a melhorar o serviço da prefeitura em todos os setores.
Caso você tenha alguma queixa, reclamação sobre atendimento ou falta dele, sugestão de serviço e outros, ligue para nós.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

CINE CLUBE TRARIPE

A LÍNGUA DAS MARIPOSAS é o cartaz desta quinta-feita do Cine Clube Traripe.
BIBLIOTECA CLOVES AMORIM
19h -
ENTRADA GRATUITA

Moncho (Manuel Lozano) tem apenas sete anos e se prepara para o maior desafio de sua vida. Está a apenas algumas horas de seu primeiro dia de aula. Alertado por alguns meninos, ele acredita que o professor poderá castigá-lo ao menor erro. O menino pensa, inclusive, em fugir para a América, como alternativa a escola.

O que lhe espera, entretanto, é uma grande surpresa. Seu professor, Don Gregório (Fernando Fernán-Gomes), um senhor próximo da aposentadoria, jamais agiu agressivamente em relação a nenhum de seus alunos. Pessoa de fala mansa, de grande tranqüilidade e de postura elegante, apesar de toda a simplicidade, o professor garante sua credibilidade perante seus alunos a partir do conhecimento que possui e da calma com que resolve os pequenos problemas do cotidiano.

Moncho se apaixona pela escola e passa a se dedicar com grande vontade às tarefas e atividades propostas por Don Gregório. Encanta-se com as histórias contadas pelo velho mestre e se anima ainda mais quando algumas aulas são dadas ao ar livre. Paralelamente a suas realizações escolares, o menino acompanha os acontecimentos da vida cotidiana da pacata cidade onde vive.

Descobre o amor e se percebe no meio de um emaranhado de relações políticas e sociais (mesmo não entendendo exatamente o significado desses acontecimentos), numa época em que a Espanha ferve as vésperas de sua guerra civil. As turbulentas transformações pelas quais passava o país colocam o velho e honrado professor em situação delicada devido a seus posicionamentos políticos. Em quem deve acreditar Moncho?

Fortes emoções tornam “A Língua das Mariposas” filme obrigatório para todos aqueles que acreditam na vida e na educação. Não percam!

Orçamnto Participativo

Neste último sábado, 14, tivemos a última reunião da primeira fase do OP - Orçamento Participativo. A reunião da Região SÃO BENTO, foi bastante proveitosa com a população levantando as demandas de Bangala, Bolandeira, Canto Verde, Sapé, Cajá, Jambeiro e do próprio distrito.
Mais 8 delegados foram eleitos na região sendo mais de 50 em todas as regiões, possibilitando que as comunidades possam ter representantes que irão estreitar a relação entre prefeitura e população e fiscalizar as obras que deverão ser realizadas no ano de 2011 segundo a peça orçamentária que está sendo elaborada com a população.
Nesta próxima quinta-feira iniciaremos a segunda etapa das reuniões, a começar pela Região AREAL, onde os moradores irão votar as prioridades das demandas que foram levantadas na primeira reunião.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010


quarta-feira, 11 de agosto de 2010



Os Postos de Saúde da cidade estarão abertos das 8h às 17h. Não esqueça de levar o Cartão de Vacina.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Minha Casa Minha Vida

A Prefeitura Municipal realizou na tarde desta segunda-feira, 9, o ato de assinatura de 60 casas do programa Minha Casa Minha Vida que irá beneficiar famílias carentes do nosso município.
Será construido um condomínio no Bairro da Volta para abrigar famílias da Vila Nova, da Rua da Tenda e da Rua Maria Alcina de Oliveira (descida do Pinum).
"Casas populares são para quem precisa" disse o Prefeito garantindo que em sua gestão os programas serão destonados aos verdadeiros beneficiários e pessoas que não se enquadram nos pre-requisitos não receberão o benefício no lugar das pessoas carentes.













Além dessas 60 casas do programa Minha Casa Minha Vida, mais outras 60 serão construídas para proprietários de residências em situação de risco em toda cidade.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Lei Maria da Penha

A Lei entrou em vigor no dia 22 de setembro de 2006. Sancionada em sete de agosto, ela foi criada para coibir e prevenir a violência contra a mulher. A Lei leva o nome de uma vítima que sofreu tentativa de assassinato pelo marido. Maria da Penha Maia Fernandes ficou paraplégica em 1983 após levar um tiro do companheiro. Depois da ocorrência, o marido ainda tentou eletrocutá-la. Após oito anos, o acusado foi condenado a oito anos de prisão, mas recorreu onde cumpriu apenas dois anos de prisão. Em seu discurso, Maria da Penha disse que exorcizou sua mágoa pelas agressões sofridas, depois de escrever um livro sobre sua história. Segundo ela o objetivo do livro é encorajar as mulheres vítimas de violência a reagir e agir contra este tipo de conduta. “Espero que as mulheres das cidades interioranas do País possam também receber informações sobre a lei e sobre seus direitos”, afirma.

Dia dos Pais

Querido pai, você é a inspiração da minha arte!

A história das pipas é recheada de mistérios, de lendas, símbolos e mitos, mas principalmente de muita magia, beleza e encantamento.
Não se sabe quando a pipa foi inventada, mas acredita-se que o primeiro vôo aconteceu aproximadamente 200 anos antes de Cristo, na China. No Egito, hieróglifos antigos já mencionavam objetos que voavam controlados por fios. Os fenícios também conheciam seus segredos, assim como os africanos, hindus e polinésios.
As pipas já foram usadas como brinquedo, instrumento de defesa, objeto artístico e de ornamentação. Também tiveram uma importância fundamental nas pesquisas e descobertas científicas. Foi por meio de experimentos com pipas que Santos Dumont, o pai da aviação, conseguiu projetar e voar no famoso 14 Bis.
Segundo Rubem Alves, as pessoas também precisam ter
uma pipa solta dentro delas para serem boas. Mas a ponta um fator contraditório: para voar, a pipa tem que estar presa numa linha e a outra ponta da linha precisa estar segura na mão de alguém. Poder-se-ia pensar que, cortando a linha, a pipa pudesse voar mais alto, mas não é assim que acontece. Se a linha for cortada, a pipa começa a cair.
Queridos pais, assim como seus filhos estiveram ligados às suas mães pelo cordão umbilical, o ato de empinar pipas com seus filhos deverá uni-los ainda mais, marcando as suas vidas.
“Os nossos pais nos amam porque somos seus filhos, é um fato inalterável”. E, certamente, para nossa pipa voar cada vez mais alto precisamos da mão dos nossos pais segurando a ponta da nossa linha, com todo amor.
“O amor paterno é tão necessário para o desenvolvimento afetivo dos filhos, como o leite materno o é para o desenvolvimento do organismo físico”, e "caminhar com o filho, amparando-o e orientando-o no que há de essencial para a sua formação, é candidatar-se a receber do Pai Celestial as bênçãos do dever corretamente cumprido" são algumas das certezas que temos da sublime vocação da paternidade que nos enche de alegria.
Texto de: Aurelielza Nascimento Santos – Professora de Geografia

Orçamento Participativo

Mais uma reunião foi realizada com muito sucesso. Dessa vez na REGIÃO CAMPOS onde os moradores de Campos, Quatro Estradas, São Jorge, Vila Serena, Rio Seco, Saionara e 115B puderam levantar as demandas de suas comunidades para que a prefeitura possa construir a peça orçamentária de 2011 dentro das necessidades reais de cada localidade.
O que mais foi abordado na região foi manutenção de estradas e estenção de rede de iluminação.

Destacamos a comunidade de São Jorge, a mais carente entre as demais que tems os problemas mais graves levantados pelos seus representastes durante a reunião: casas em condições precárias, saneamento básico, estrada...
Quase 70 pessoas estiveram presentes na EBDA - Estação Rio Seco e mais 9 delegados foram eleitos para representar a região.
A próxima reunião da região CAMPOS está marcada para o dia 28 de agosto, sábado. onde os moradores irão votar as prioridades das realizações para 2011.


REGIÃO VOLTA TERÁ REUNIÃO NESTE SÁBADO

A Região VOLTA terá sua primeira reunião neste sábado às 15h no colégio da Volta. Essa região compreende das localidades: 115A Conjuntos Vanderlino Silva e Gervásio Bacelar, Volta e Amparo.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

OP - Quarta Reunião

Nesta quinta-feira, 5, acontece a quarta reunião do ORÇAMENTO PARTICIPATIVO. Será na REGIÃO CAMPOS, que compreende as localidades: 115B, Campos, Quatro Estradas, São Jorge, Saionara, Vila Serena e Rio Seco. A reunião será realizada às 19h, na sede na EBDA - Estação Rio Seco.
Na oportunidade os moradores dessa região poderão apresentar as demandas de suas comunidades e ajudar a decidir o que será realizado e investino no próximo ano nessas localidades.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Cine Clube Traripe

Nesta quinta-feira o grande sucesso AVATAR estará em cartaz no CINE CLUBE TRARIPE que acontece toda quinta Às 19h na Biblioteca Municipal Cloves Amorim com entrada gratuita.

Recheado de efeitos visuais, o filme de ação Avatar dirigido por James Cameron (de Titanic), se passa no futuro no ano de 2154 d.C. e conta a história de Jake (interpretado por Sam Worthington), um ex-fuzileiro naval e tetraplégico que é contratado pela RDA para participar do projeto AVATAR no planeta chamado Pandora. Neste planeta vive uma espécie de humanóides denominada Na’vi, são seres gigantes de três metros de altura que vivem em harmonia com a natureza e são considerados primitivos pelos humanos.