domingo, 30 de maio de 2010

Amélia Cada Dia Melhor

No início deste ano foram iniciados os trabalhos de recuperação da BR 324, que passou a ser administrada pelo consórcio Via Bahia. A cidade, a partir de negociações da gestão municipal, foi escolhida como sede para várias empresas que estão realizando os trabalhos, assim como aqui será localizada a principal base operacional do sistema de controle da concessionária.

Desde o início a gestão municipal vem se reunindo com a presidência da concessionária, e como resultado destas diversas reuniões, foram feitos vários acordos no sentido de que as empresas que estão realizando os trabalhos privilegiem a mão de obra local, e se estabeleçam no município. Estas ações estão se revertendo em geração de renda na nossa cidade, não apenas no que diz respeito às centenas de empregos diretos gerados pelas empresas, mas com reflexos também no aquecimento que pode ser observado no comércio local, no aluguel de casas, no incremento da receita para o município, enfim, há uma movimentação positiva na cidade, como há muito tempo não se via.

Outro ponto que vem sendo tratado com bastante cuidado e atenção é o referente à situação dos comerciantes que tem seus negócios às margens da BR e que poderão ser atingidos pelas obras de recuperação da estrada. A prefeitura e a Associação de Barraqueiros tem trabalhado em conjunto na busca de soluções que não prejudiquem nem aos negociantes, nem à implantação dos serviços e melhorias da BR, no que tem contado com a compreensão e participação da concessionária.

Dessa forma pode-se ver que a política desta gestão prioriza a busca pelos investimentos nas mais diversas áreas, tais como indústria e serviços. Para isso, não se tem medido esforços, inclusive com a criação do Consórcio Municipal do Território Portal do Sertão, que envolve 16 municípios e do qual o gestor é Presidente, e que vai viabilizar a aquisição de Patrulha Mecanizada, e a realização de várias obras como o Aterro Sanitário e a implantação do SAMU regional.

Enfim, essa é a Amélia Rodrigues que estamos construindo, para todos.

Ainda Há Vagas para ProJovem Urbano

O Projovem Urbano é mais um programa do Governo Federal, que está sendo implantado no município e que vai garantir a 200 jovens de 18 a 29 anos a oportunidade de conclusão do ensino fundamental, qualificação profissional e inclusão digital.

O programa é destinado a esses jovens que não concluíram o ensino fundamental, mas sabem ler e escrever e que estão fora do mercado de trabalho.

Num período de 18 meses eles passarão por esse processo de formação e receberão um incentivo financeiro de R$ 100 (cem reais) por mês.

AS INSCRIÇÕES AINDA ESTÃO ABERTAS NO COLÉGIO NAVARRO DE BRITO.

NÃO FIQUE DE FORA!!!

Água Potável em Ipiranga e São Roque


A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, está levando o fornecimento de água tratada às comunidades de Ipiranga e São Roque, que ficam situadas nas proximidades da Usina Itapetingui.

Os moradores que buscavam água em fontes de qualidade ruim reivindicavam há anos o abastecimento que agora foi implantado através da construção de base em alvenaria e a colocação de um tanque de 5 mil litros em cada comunidade e que são abastecidos com água tratada através de carro pipa.

A moradora de São Roque, Marineia de Souza Santos, que caminha cerca de 2 km de ida e volta até a fonte, falou a nossa equipe que “a água da fonte é ruim. Tem tempo que não tem, o poço seca. Usávamos essa água para todas as necessidades, inclusive para beber”.

Nova Viatura para Polícia Militar

A Prefeitura Municipal vem trabalhando para garntir a segurança da população, para isso tem dado suporte às polícias Civil e Militar.
No ano de 2009, foi viabilizada uma nova viatura para Polícia Civil. uma Ranger 4 portas 0Km e agora, foi entregue à Polícia Militar Blazer 4 portas 0Km, fruto da parceria com o Governo do Estado.

SIM-PNAE

A cidade de Amélia Rodrigues está entre os 17 municípios dos estados da Bahia e Sergipe nos quais estão sendo implantados o SIM-PNAE – Sistema de Monitoramento do Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Os critérios para a escolha dos municípios contemplados para participar da implantação foram a localização geográfica, estrutura logística e apoio da Secretaria de Educação Municipal.

O Centro de Controle em Alimentação e Nutrição Escolar – CECANE-UFBA, uma parceria com o Fundo de Desenvolvimento da Educação – FNDE, esteve na cidade em maio, reunindo-se com a coordenadora da merenda escolar, Valquíria Ferreira e com a nutricionista do município Ariadna Carla, além dos atores sociais envolvidos na gestão do programa. Foram visitados o Colégio Municipal Luiz Viana Filho e o Grupo Escolar Jaime Costa Pinto, com o objetivo de observar in loco as condições de execução do PNAE.

As reuniões foram realizadas no Colégio Municipal Luiz Viana Filho e na Secretaria de Educação e o objetivo da implantação do SIM-PNAE é o de avaliar, emitir relatório e validar os processos de avaliação e monitoramento do PNAE nos estados e municípios, o que ajudará a nossa cidade e melhorar a qualidade da alimentação escolar.

Falando ainda de alimentação escolar, a Prefeitura Municipal assinou convênio com a Associação Missionária do Coração de Maria, mantenedora do Educandário Imaculado Coração de Maria, para repasse de subvenção de valores efetuados pelo FNDE para execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar no Educandário, nos termos da legislação federal.

O valor total do convênio é de R$ 45.360,00 divididas em 10 parcelas.

O SIM-PNAE também será aplicado no Educandário através do acompanhamento da nutricionista do município.

terça-feira, 18 de maio de 2010


Atrações Confirmadas:
Aviões do Forró, Anjo Azul, Colher de Pau, Imortal, Trio Universitário...

Veja programação completa na página ARRAIÁ DA LAPA 2010 no menu do blog

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Implantação do SIM-PNAE em Amélia Rodrigues

A Cidade de Amélia Rodrigues está entre os 17 municípios dos estados da Bahia e Sergipe onde serão implantado o SIM-PNAE - Sistema de Monitoramento do Programa Nacional de Alimentação Escolar.
Os critérios para escolha dos municípios contemplados para participar da implantação do SIM-PNAE foi localização geográfica, estrutura logística e apoio da Secretaria de Educação Municipal.
O Centro de Controle em Alimentação e Nutrição Escolar - CECANE - UFBA, uma parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, estará em Amélia Rodrigues de 05 à 07 de maio de 2010, em reunião com a nutricionista do município e com os atores sociais envolvidos na gestão do programa e visitando escolas com o propósito de observar in loco as condições de execução do PNAE.
As reuniões serão realizadas no Colégio Municipal e o objetivo da implantação do SIM-PNAE é o de avaliar, emitir relatório e validar os processos de avaliação e monitoramento do PNAE nos Estados e Municípios, o que ajudará a nossa cidade a melhorar a qualidade da alimentação escolar.

mais informações acesse o link:
www.ici.ufba.br/twiki/bin/view/Nutricao/BoletimDigital0040

terça-feira, 4 de maio de 2010