quinta-feira, 26 de novembro de 2009

“Combate ao Preconceito e ao Estigma”

Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas - ONU. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada a partir de 1988.
O preconceito e a discriminação contra as pessoas vivendo com HIV/Aids são as maiores barreiras no combate à epidemia, ao adequado apoio, à assistência e ao tratamento da Aids e ao seu diagnóstico. Os estigmas são desencadeados por motivos que incluem a falta de conhecimento, mitos e medos. Ao discutir preconceito e discriminação, o Ministério da Saúde espera aliviar o impacto da Aids no País. O principal objetivo é prevenir, reduzir e eliminar o preconceito e a discriminação associados à Aids. O Brasil já encontrou um modelo de tratamento para a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, que hoje é considerado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) uma referência para o mundo. Agora nós, brasileiros, precisamos encontrar uma forma de quebrarmos os preconceitos contra a doença e seus portadores e sermos mais solidários do que somos por natureza. Acabar com o preconceito e aumentar a prevenção devem se tornar hábitos diários de nossas vidas.
O que é Aids
Uma deficiência no sistema imunológico, associada com a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana HIV – (Human Immunodeficiency Virus), provocando aumento na susceptibilidade a infecções oportunísticas e câncer.
Transmissão: o vírus HIV pode ser transmitido pelo sangue, sêmen, secreção vaginal, leite materno;- relações sexuais homo ou heterossexuais, com penetração vaginal, oral ou anal, sem proteção da camisinha, transmitem a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis e alguns tipos de hepatite;- compartilhamento de seringas entre usuários de drogas injetáveis;- transfusão de sangue contaminado;- instrumentos que cortam ou furam, não esterilizados;- da mãe infectada para o filho, durante a gravidez, o parto e a amamentação.
Tratamento: Atualmente a terapia com os chamados “anti-retrovirais” proporciona melhoria da qualidade de vida, redução da ocorrência de infecções oportunísticas, redução da mortalidade e aumento da sobrevida dos pacientes. (Os anti-retrovirais são medicamentos que suprimem agressivamente a replicação do vírus HIV).
Fique sabendo:A Aids não é transmitida pelo beijo, abraço, toque, compartilhando talheres, utilizando o mesmo banheiro, pela tosse ou espirro, praticando esportes, na piscina, praia e, antes de tudo, não se pega aids dando a mão ao próximo, seja ele ou não soropositivo.

Fontes:
Programa Nacional de DST e Aids do Ministério da Saúde.Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal
Apoio:
Secretaria Municipal de Saúde de Amélia Rodrigues
Dipromi

quarta-feira, 25 de novembro de 2009


quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Dia 20 - Caminhada da Consciência Negra

Nesta sexta-feira dia 20 acontecerá a primeira Caminhada Estudantil da Consciência Negra.
É uma data para reflexão de todos nós brasileiros, sendo uma data alusiva a Zumbi dos Palmares que foi morto no dia 20 de novembro de 1695 há 314 anos.
Sendo nosso rei negro da resistência e da luta pela igualdade de direito.
A caminhada é uma organização da Secretaria de Educação e Dipromi e sairá da Praça do Cruzeiro às 8h da manhã comparada na prefeitura onde acontecerá o hasteamento da bandeira como um reconhecimento a grande luta de Zumbi dos Palmares e encerramento na Praça Squitini.
Todos são convidados a participar deste dia em pró da consciência negra.
Comemore sem distinção.


Feriado de 20 de novembro vale para 757 municípios e 8 estados
A adesão ao feriado do Dia da Consciência Negra é decisão legal de cada estado ou município. Alagoas, Amapá, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e mais 757 cidades já decretaram feriado ou ponto facultativo nessa data. Para conhecer a relação completa, acesse a página eletrônica http://www.presidencia.gov.br/estrutura_presidencia/seppir/noticias/ultimas_noticias/feriado_consciencianegra/ .
Para comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra, o Governo do Estado promove uma série de atividades. A principal delas ocorre de 20 a 22 de novembro, em Salvador (BA), com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no primeiro dia e do ministro da Igualdade Racial, Edson Santos. Mais informações pelo site http://www.diadaconsciencianegra.com.br/

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

II Edição do INFORME-SE impresso

Nesta semana lançamos a Segunda Edição do INFORME-SE impresso, trazendo a cobertura da comemoração dos 48 anos de emancipação política da cidade, a visita do governador, as entregas da Ambulância e Unidade de Saúde da Família no bairro do Areal, o PPA Participativo e muito mais.

Você pode pegar seu exemplar na Prefeitura, Secretarias, Escolas, Unidades de Saúde e na Lapa FM.

Assim você terá em mãos mais este meio de comunicação que informa as ações que estão mudando a vida população ameliense e fazendo de Amélia Rodrigues uma cidade de todos.

Nota:

Lamentamos que esta segunda edição do nosso informativo foi impressa com diversos erros de digitação, mesmo depois das correções realizada por nossa equipe.

A Gráfica nos informou que devido um problema em seu sistema, precisou re-digitar os textos o que resultou nos erros.

Pedimos desculpas a você cidadão ameliense e nos comprometemos em ser ainda mais atentos e rigorosos para que não venha a acontecer o mesmo nas próximas edições.

Grato pela compreensão.

ASCOM

Assessoria de Comunicação

Novembro Negro

As atividades do Novembro Negro em Amélia Rodrigues foram abertas na noite do dia 10 de novembro com Sessão Solene realizada pela Dipromi (Diretoria de Promoção da Igualdade) na Câmara de Vereadores com a presença do Prefeito, Vereadores e palestras de Olívia Santana, Vereadora da Cidade de Salvador e integrante do Movimento Negro e Luciana Nascimento, professora Ms. da UNEB.

As palestrantes refletiram o tema: Para além do racismo e da discriminação: que papel nos cabe?

Os presentes puderam perceber os avanços e desafios que precisam ser superados a cerda do tema, com políticas públicas e atitudes pessoais práticas e permanentes.

Durante o Novembro Negro a Dipromi estará realizando diversas atividades como: Cinema Itinerante nas comunidades, Mostra de Fotografias, Debates e outros.

Visita ao Distrito de São Bento

Na tarde do dia 10, o Prefeito Toinho do PT esteve no Distrito de São Bento participando dos festejos realizados pelos professores e alunos em comemoração à conquista do título de Campeões das Olimpíadas Estudantis.

A presença do Prefeito, do Secretário de Educação, Welito Santa Bárbara e do Diretor de Cultura, Esporte e Lazer, Luiz Alberto, foi marcada por agradecimentos em reconhecimento aos esforços para uma educação de mais qualidade integrada com a cultura e o esporte.

O Prefeito visitou o CDC do colégio e detacou ainda que mais projetos e investimentos serão realizados no próximo ano, como a ampliação da unidade educacional e a formação de uma banda.

Novo Secretário de Administração

Nesta quarta-feira, no Salão Nobre da Prefeitura, o Prefeito Toinho do PT apresentou ao corpo administrativo e à populares o novo Secretário de Adminstração e Finanças, Jenilson Serra Costa, que era chefe de Tributos e agora assume a pasta devido impossibilidade de Pedro Bonfim que deixou o cargo para continuar seus trabalhos no INSS.

Na oportunidade Pedro ressaltou a alegria de participar de uma gestão de mudança e das potencialidades do novo secretário.


O Prefeito Toinho do PT afirmou que acredita na juventude e dinamismo de Jenilson e que será dada continuidade a competência administrativa que foi comandada por Pedro Bonfim durante 10 meses.


sábado, 7 de novembro de 2009

Dipromi realiza Sessão Solene

Click na imagem para ampliar o convite.