quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Neste domingo - Samba de Roda na Pç Schitini


PROJETO DE CIRCULAÇÃO MULTICULTURAL ARTE NA PRAÇA.



Música, dança, teatro, artesanato, mostras, recitais e muito mais...
TODO MÊS EM UMA PRAÇA DA CIDADE OU DOS DISTRITOS.
A cultura de Amélia Rodrigues em evidência!


NESTE DOMINGO, dia 30 à partir das 11h
COMEMORAÇÃO DA CULTURA POPULAR NA PRAÇA SCHITINI
Com Samba de Roda, Capoeira, Bumba-meu-Boi, Forró e muito mais...


PARTICIPE!!!!!


Realização
Prefeitura Municipal de Amélia Rodrigues
Diretoria de Cultura

DECORAÇÃO NATALINA



Participe da Campanha de Decoração Natalina da cidade.
A diretoria de cultura está convocando toda cidade a doar garrafas peti de qualquer tamanho para que sejam confeccionados com material reciclado, os enfeites natalinos que irão deixar nossa cidade com um brilho especial nos festejos de fim de ano.
Doe garrafas peti na Diretoria de Cultura no prédio da Secretaria de Educação em frente ao Juerana e vamos juntos deixar linda a nossa cidade.
Participe também dando sugestões sobre a decoração.
Prefeitura Municipal de Amélia Rodrigues, uma cidade de todos.
Inscreva-se agora: http://portal.mec.gov.br/premioprofessoresdobrasil/

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

SineBahia e Ponto Cidadão em Amélia

Em parceria com o Governo do Estado está sendo instalado no município o SineBahia, onde todo cidadão ameliense terá acesso às vagas de emprego em Amélia Rodrigues ou em outras cidades.

O SineBahia é uma agência da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (setrae) que funciona como intermediador entre trabalhadores e empregadores, capacitando e encaminhando os profissionais mais aptos para o mercado de trabalho.
Junto com o SineBhia funcionará o PONTO CIDADÃO, com o objetivo de ampliar e facilitar o acesso das comunidades aos serviços públicos, através da emissão de documentos essenciais para o exercício da cidadania.

O Ponto Cidadão é um posto avançado de atendimento ao cidadão. Com o Ponto Cidadão a população passa a contar com o atendimento mais acessível e eficaz para obtenção de documentos, viablizando a participação em Programas de Governo, assim como a busca por alternativas no mercado de trabalho e oportunidades de geração de renda.

O Ponto Cidadão oferece os serviços de emissão de: - Antecedentes Criminais;- Carteira de Identidade;- Carteira de Trabalho;- Cadastro de Pessoa Física (CPF).
É assim, pensando no cidadão que a prefeitura trabalha.
Prefeitura de Amélia Rodrigues, uma cidade de todos.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

PPA Participativo foi um sucesso

No sábado passado (15) foi realizado pela primeira vez no Município o PPA PARTICIPATIVO. O PPA é o Plano Plurianual que deve ser realizado pela Prefeitura e enviado para aprovação da Câmara de Vereadores. Neste PPA Participativo as entidades civis e a população em geral puderam participar e discutir junto com a gestão pública as metas para os anos de 2010 à 2013.
O PPA Participativo aconteceu no sábado durante todo o dia no Salão Nobre da Prefeitura, onde houve a cerimônia de abertura com as presenças do Prefeito Toinho do PT, dos secretários e entidades civis. Durante a manhã foi lido e discutido com todos, o regulamento interno e logo após houve uma palestra com a Consultora Ana Gleise que falou aos presentes qual a importância da realização do PPA Participativo e a democratização da gestão pública, onde a Prefeitura dá oportunidade de ouvir e discutir com a população os rumos dos recursos públicos.
Depois foram discutidas e propostas quatro ações prioritárias para cada eixo temático para os próximos quatro anos. Os temas foram: a) Educação, cultura, esporte e lazer; b) Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico; c) Infra-estrutura e Saneamento Ambiental; d) Desenvolvimento e Inclusão Social; e) Saúde.
As discussões prolongaram-se até as 13h desta segunda-feira (17).
Depois de definidas as prioridades, a Prefeitura terá até o dia 31 de agosto para elaborar tecnicamente o PPA, diante de tudo que foi discutido e definido com a participação popular e encaminhar para Câmara Municipal para ser votado.
O PPA Participativo contou com uma significativa participação das entidades civis, onde os seus representantes puderam discutir, opinar e votar nas prioridades concretizando a proposta da Prefeitura de fazer de Amélia Rodrigues uma cidade de todos.

Censo 2010


















Aconteceu na última sexta-feira (14) reunião no Salão Nobre da Prefeitura com a Equipe do IBGE para tratar do Censo 2010 e dos limites da cidade de Amélia Rodrigues.
Estiveram presentes na reunião o Prefeito Toinho do PT, Secretários, vereadores e populares.
Foi definido que o IBGE terá na cidade de Amélia Rodrigues uma equipe permanente para realização dos trabalhos.
A Prefeitura disponibilizará uma sala para instalação da estrutura do IBGE, onde serão realizadas novas medidas no Município.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Festa de São Roque



Foi realizado neste domingo (16) a Festa de São Roque.

Milhares de populares do município e de outras cidades realizaram a tradicional romaria ao Milagre de São Roque neste ano de 2009, que contou com o apoio da Prefeitura Municipal que garantiu a limpeza, iluminação e viabilidade de acesso.

O Prefeito Toinho do PT também esteve presente nos festejos e demonstrou profundo interesse em fortalecer este evento pelo forte apelo cultural e turístico que gera para cidade.



quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Acontecerá neste sábado dia 15 no Salão Nobre da Prefeitura o lançamento do PPA – Plano Plurianual Participativo.
Oportunidade de a população ajudar a discutir os rumos da gestão de 2010 á 2013.
Todas as entidades: associações, sindicatos e ONGs são convidados a participar para que sejam traçadas a metas dos recursos públicos do município.
O evento acontecerá durante todo o dia, iniciando às 8h da manhã.
É um compromisso do nosso prefeito Toinho do PT, que quer que a população possa opinar e ajudar a decidir os rumos dos recursos públicos entendendo que com a ajuda da população, ouvindo e mostrando seus anseios, fica mais fácil gerir o município, possibilitando que o crescimento da cidade seja um compromisso de todos.

É assim que estamos fazendo de Amélia Rodrigues, uma cidade de TODOS!!!

Gripe A H1N1

Trata-se de uma doença nova que se encontra em estudo e a vacina ainda está sendo fabricada com possibilidade de a primeira remessa no Brasil ficar pronta em abril de 2010.
Em todo mundo ainda não existe a vacina, mas estratégia de enfrentamento da doença.
No Município de Amélia Rodrigues todas as equipes estão capacitadas para suspensão e encaminhamento de casos e ações de educação em saúde. Já foi realizado treinamento pela Vigilância Epidemiológica e Sanitária do Município para toda equipe de saúde.
Os PSFs estão realizando palestras e orientando a comunidade em relação aos sinais e sintomas, distribuindo panfletos e colocando cartazes em pontos estratégicos da cidade.
Vale à pena salientar que pacientes com a Gripe A H1N1 em todo Brasil são encaminhados para o Hospital de Referência, em nossa região, Cleriston Andrade (HGCA).
Além dessas ações a Vigilância Sanitária vem fazendo trabalho de orientação nos estabelecimentos alvos de inspeção como salões de beleza, supermercados, panificadoras e outros.

VIGIAR

A Secretaria Municipal de Saúde está implantando as ações de Vigilância do Ar (VIGIAR) na cidade através da Coordenação de Vigilância à Saúde, com apoio da 2ª Dires e em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
As ações do VIGIAR se baseiam em estudos de população exposta aos poluentes atmosféricos como: centros industriais, áreas onde ocorrem queimadas/desmatamentos, áreas sob impacto de mineração, entre outras.
A Coordenação de Vigilância à Saúde já realiza acompanhamento de casos notificados de pessoas com problemas respiratórios.
Além do VIGIAR, a Secretaria de Saúde já realiza ações da VIGIÁGUA (Vigilância da Água) e está implantando também o VIGISOLO (Vigilância do Solo) e VIGIAPP (Vigilância de Produtos Perigosos).